NewCheats

Melhorando a cada instante

Bem Vindo - New Cheats
Vagas para Equipe
Regras importantes

    Tutorial Basico De Visual Basic

    Compartilhe

    edukibon
    Membro
    Membro

    Mensagens : 5
    Agradecimentos! : 17
    Data de inscrição : 24/06/2009
    Idade : 20
    Localização : Colider MT

    Tutorial Basico De Visual Basic

    Mensagem por edukibon em Sex Jun 26, 2009 12:21 am

    VISUAL BASIC

    Em primeiro lugar, devemos explicar o que é o Visual Basic. O Visual Basic consiste em uma
    linguagem de programação orientada a eventos. Isto significa que todas as ações que ocorrem
    durante a execução do programa são estruturadas nos eventos dos objetos. Por exemplo: se existir
    um Botão chamado Botao1, e o usuário clicar sobre ele, será acionado o evento Botao1.Click do
    Botao1. Caso seja dado um duplo clique, será acionado o evento Botao1.DblClick do Botao1.

    Os comandos usados no Visual Basic são basicamente os mesmos usados no Basic, com a
    diferença de que foram ampliados para satisfazer os necessidades de uma aplicação voltada para
    Ambientes Gráficos. Aliás, o Visual Basic serve para gerar aplicações que serão executadas em
    ambientes gráficos como o Windows.

    O Visual Basic é considerado por muitos como uma revolução no mundo da Informática, isto
    devido à sua versatilidade e relativa facilidade de aprendizado comparado a outras linguagens.
    Embora as aplicações de Visual Basic possam ser mais amigáveis para o usuário final, são mais
    trabalhosas para serem construídas do ponto de vista de sua interface gráfica.

    Isto deve-se ao fato de que todas as opções possíveis no programa devem ser pensadas e
    codificadas pelo programador, o que não acontecia com linguagens anteriores. Em síntese quanto
    mais o detalhado e fácil de se usar o programa for, mais trabalhoso será o seu processo de
    codificação.

    COMEÇANDO A EXPLORAR O VISUAL BASIC

    A interface do Visual Basic é muito simples. Quando abrimos esta ferramenta de programação,
    veremos que surgem 5 janelas:

    1. A barra de menus
    2. A janela de propriedades
    3. A caixa de ferramentas
    4. A barra de ferramentas
    5. A janela do form

    1. A BARRA DE MENUS

    A barra de menus apresenta as principais funções do Visual Basic, na forma de menus que são
    acessados através do mouse ou de uma tecla de atalho. Entre as funções disponíveis nos menus,
    encontram-se as ferramentas de depuração e configuração do Visual Basic, assim como as
    ferramentas de compilação.

    2. A JANELA DE PROPRIEDADES

    A janela de propriedades apresenta as configurações disponíveis para os objetos dispostos no form,
    que estão atualmente selecionados. Por exemplo, em uma caixa de texto, pode-se configurar a
    propriedade Font Size para 8,5, alterando deste modo o tamanho da fonte que será exibida no
    monitor.

    3. A CAIXA DE FERRAMENTAS

    A caixa de ferramentas apresenta todos os objetos e controles disponíveis no Visual Basic,
    acrescentados à este através de arquivos VBX. Esses arquivos são bibliotecas de ferramentas que
    acrescentam ao Visual Basic uma série de recursos extras, como uma Textbox ou Controles de
    Imagens.

    4. A BARRA DE FERRAMENTAS

    Consiste basicamente em um atalho na forma de botões, para as principais funções do menus, como
    salvar o Projeto ativo.

    5. A JANELA DO FORM

    Uma coisa é imprescindível para que um programa em Visual Basic funcione: a presença de um
    form. Um form nada mais é do que a janela onde o programa será exibido. O programador pode
    acrescentar códigos escritos para determinados eventos do form (como Load, por exemplo, que é
    executado cada vez que o form é carregado) e modificar as propriedades gerais do form (como por
    exemplo, o Height)..

    COMEÇANDO A ESCREVER O CÓDIGO

    Um programa em Visual Basic consiste basicamente em código escrito e na configuração das
    propriedades dos objetos e dos eventos. Para modificar as propriedades de um objeto, clica-se
    nele e depois pressiona-se F4, o que resultará na exibição da Janela de Propriedades.
    Para adicionar um código escrito a determinado evento de um objeto, clica-se duas vezes neste.
    Será exibida uma janela apropriada para a inserção de instruções via teclado. O código será
    adicionado em uma SUB, que poderá ser acessada a qualquer momento pelo mesmo procedimento.
    É importante ressaltar que as variáveis usadas em um form, se não declaradas da forma correta,
    serão excluídas de eventos exteriores ao form ou objeto no qual ela está sendo usada. Em outras
    palavras, uma variável criada em um form deve ser declarada como Global para ser compartilhada
    entre outros forms e Subs do programa. Essas declarações são feitas na SUB General do form, ou
    em um módulo adicional que pode ser adicionado ao programa. Neste caso, o módulo seria um
    arquivo .BAS, onde são declaradas variáveis e constantes, por exemplo.

    PROJETO, FORM E MÓDULOS

    Um programa em Visual Basic divide-se basicamente em três partes, que são: projeto, form e
    módulos. Um form, como já explicamos, é basicamente a janela onde ficam todos os objetos
    presentes no programa. O Visual Basic salva cada form separadamente, em arquivos com a
    extensão .FRM
    Um projeto é basicamente um controle de vários forms interligados, que juntos proporcionaram o
    funcionamento completo do programa. O Visual Basic salva o projeto em um arquivo com extensão
    .MAK.
    Esse esquema de tratamento de arquivos é uma das grandes vantagens do Visual Basic, uma vez
    que permite que forms de outros programas sejam adicionados a outros programas, assim como
    bibliotecas e funções.
    Os módulos são um conjunto de declarações de variáveis e constantes que abrangem todo o
    projeto. O Visual Basic ainda permite que sejam adicionados a um projetos novos arquivos de
    ferramentas (.VBX), aumentando a versatilidade e as funções de um programa. Um VBX é
    adicionado através do arquivo AUTOLOAD.MAK, que é carregado cada vez que o Visual Basic é
    iniciado. A utilização dos arquivos .VBX varia desde funções mais simples, como uma Textbox com
    efeitos 3D até a possibilidade de se trabalhar com gráficos mais elaborados.

    VARIÁVEIS NO VISUAL BASIC

    No Visual Basic, existem sete tipos de variáveis:

    · Integer: Abrange números inteiros entre -32.768 até 32.767
    · Long: Abrange números entre -2.147.483.648 até 2.147.483.677
    · String: Abrange desde 0 até 65.536 caracteres
    · Currency: Abrange números entre -922.337.203.685.477,5808 até 922.337.203.685.477,5807
    · Single: Abrange números entre +/- 1,40 x 10-45 até +/- 3,40 x 1038.
    · Double: Abrange valores entre +/- 4,94 x 10-324 até +/- 1,79 x 10308.
    · Variant: Qualquer um dos anteriores.

    Para declarar-se uma variável no Visual Basic, usa-se a instrução DIM, Global ou CONST,
    conforme for o caso.

    INSTRUÇÕES E LINHAS DE CÓDIGO

    As instruções, linhas de código, operações matemáticas, funções de laço e de lógica do Visual Basic
    são as mesmas do BASIC. Entre elas, estão presentes as tradicionais: if, then, else, goto, or, +, -, /,
    *, ^, for, next, do, while, loop, etc... Os comandos do Visual Basic são praticamente os mesmos do
    Basic, com a diferença de que a maior parte deles é voltada para a manipulação de objetos e seus
    respectivos eventos.

    FERRAMENTAS COMUNS

    O Visual Basic já vem com várias ferramentas dispostas na sua Janela de Ferramentas. As mais
    usadas são:

    Picture e Image: Ambas são utilizadas para colocar uma figura gráfica no form.

    Label: Usada para adicionar um texto no form, o qual não poderá ser modificado pelo usuário final.

    Textbox: Como o próprio nome diz, é uma caixa de texto. Consiste em um local onde é permitido
    ao usuário digitar qualquer coisa.

    Frame: Usado para agrupar vários botões Option

    Command: Um botão.

    Option e Check: São botões que só possuem dois estados: ativados desativados.

    Combo: Gera uma lista de opções combinada com uma caixa de texto.

    Timer: Executa determinada ação em intervalos de tempo constantes.

    Common Dialogs: Caixas padronizadas para manipulação de arquivos.

    Além destes, existem ainda ferramentas para proporcionar controle de banco de dados, objetos
    importados de outros aplicativos, etc... As funções citadas acima são quase imprescindíveis para se
    escrever um programa simples.

    EVENTOS COMUNS

    O Visual Basic apresenta alguns eventos de objetos que são usados freqüentemente, e se
    apresentam na maior parte dos objetos de um form.
    Abaixo segue uma relação dos principais e suas respectivas funcões:

    · Click: É um evento que executa determinadas ações especificadas pelo programador quando
    alguém clica sobre alguma coisa.
    · Dblclick: Executa determinadas ações especificadas pelo programador quando alguém clica duas
    vezes sobre algum objeto.
    · Resize: executa algum comando pre estabelecido quando o usuário redimensiona o form.
    · Load: executa ordens sempre que o programa for carregado na memória.
    · Gotfocus: quando um objeto, um botão por exemplo, apenas ganha o foco, sem executar as suas
    funções em outros eventos.
    · Lostfocus: quando o foco passa para um outro objeto.
    · Keypress: quando é pressionada alguma tecla, geralmente em caixas de texto, são acionados
    determinados comandos.
    · Mousemove: sempre que se move o mouse, algo será ativado. Um exemplo prático, são os
    protetores de tela, que são desativados quando mexemos o mouse.

    PROPRIEDADES GERAIS

    As principais propriedades dos objetos do Visual Basic, que estão presentes em praticamente todos
    os objetos do Visual Basic, são as seguintes:

    · Caption - Nos botões, form, e frames, altera o seu título a ser exibido no form.
    · Enabled - Presente em todos os objetos, permite que os objetos sejam acessados, caso ela esteja
    definida como False. · Visible - Torna o objeto invisível caso esta propriedades esteja configurada
    como False.
    · Fontname - presente em objetos como textbox, label, botões command e botões check e option.
    Permite que seja alterada a fonte de um objeto, como uma Textbox, passa a ter fonte Arial, ao invés
    de fonte Times New Roman.
    · Fontsize: Muda o tamanho da fonte.
    · Name - altera o nome do objeto, para fins de referência durante a programação.
    · Forecolor, Backcolor - define a cor da fonte e do fundo de uma textbox e uma label, por exemplo.
    · Propriedades do form: Height (altura do form), Weight (largura do form), Maxbutton (ativa ou
    desativa a presença do botão Maximizar), Minbutton (ativa ou desativa presença do botão
    Minimizar), Left (altera a distância do form a partir da extrema esquerda do vídeo) e Top (altera a
    distância do form a partir do topo do vídeo).

    Em geral, todas as propriedades dos objetos presentes no Visual Basic são bastante intuitivas, no
    que se refere ao seus nomes. Isto pode ser notado claramente nas propriedades Visible, Enabled,
    Name, entre outras.

    OBJETOS OLE E LINKS COM OUTROS PROGRAMAS

    Uma das vantagens do Visual Basic é permitir o intercâmbio de informações entre os programas do
    Windows. Assim, é possível abrir um banco de dados do Access através de um programa escrito
    em Visual Basic. Além disto, com o uso de objetos OLE (Object Linking and Embedding), é
    possível inserir um arquivo .WAV dentro do seu programa.

    MENUS

    O Visual Basic, tendo em vista o uso freqüente de menus em praticamente todos os aplicativos para
    Windows, criou uma ferramenta para facilitar a criação destes. Ela se chama Menu Design. Com
    esta opção, criam-se ferramentas poderosas e atraentes, de forma rápida e simples. Apenas com a
    inserção do nome do menu e do texto com o qual ele vai aparecer, é possível criar menus, que
    serão considerados SUBs e objetos no programa.
    Tendo em vista que a presença de menus facilita bastante o uso de funções freqüentes, é sempre
    bom colocá-los em seus programas.

    Visual Basic 5.0

    Entre outras opções, a segunda versão do Visual Basic para Windows 95 (a primeira foi a 4.0),
    destacam-se aquelas referentes à criação de arquivos DLL e VBX, que são bibliotecas de
    comandos e ferramentas voltadas para o Visual Basic, a ferramenta de criação de formulários
    referentes à banco de dados, a nova interface, que permite que se trabalhe em mais de um projeto
    ao mesmo tempo e muitas opções que permitem a reciclagem de código, diminuindo o trabalho do
    programador.

    Quanto a criação de DLL e VBX, este trabalho foi muito facilitado, uma vez que nas versões
    anteriores, era necessário se trabalhar com linguagens como o Visual C++ e o Delphi. Agora, existe
    um módulo que compila o código fonte para DLL ou VBX.

    Uma das grandes deficiências apontadas por programadores experientes era a dificuldade de se
    gerar um formulário no estilo Access para o Visual Basic. Era necessário muito trabalho de
    interligação entre a tabela Access e os objetos Visual Basic. Agora, existe um Wizard (assistente)
    que facilita e muito esta tarefa.

    Na interface, houveram sensíveis mudanças, com o uso de vários projetos ao mesmo tempo, o que
    torna a interação entre os projetos muito mais rápida. Neste sentido, a janela de propriedades, velha
    conhecida de qualquer programador em Visual Basic, foi remodelada, apresentando as
    propriedades em ordem alfabética, como nas versões anteriores, ou na versão por categorias,
    deixando agrupadas propriedades de layout, de dados, etc, como no Microsoft Access, por
    exemplo.

    Aproveitando o assunto de vários projetos ao mesmo tempo, uma das melhores vantagens do
    Visual Basic 5.0 foi a interligação entre os projetos: caso um form que esteja sendo usado por mais
    de um projeto seja alterado, o Visual Basic avisará ao usuário dessa alteração e de que
    possivelmente poderá haver erro em algum projeto, uma vez que as propriedades não se cruzarão
    corretamente.

    'AssKiller~
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 266
    Agradecimentos! : 10842
    Data de inscrição : 24/06/2009

    Very Muth! EDU

    Mensagem por 'AssKiller~ em Sex Jun 26, 2009 4:10 pm

    Parabens!

    Parabens EDU

    Otimo TUTORIAL! :lol!:


    Atenção Vou faser uma mudança nos EMUTICONS!

      Data/hora atual: Dom Dez 11, 2016 4:47 pm